Dogue Alemão

Dogue Alemão: Conheça mais sobre a raça

De origem alemã, como seu nome já indica, o Dogue Alemão também é conhecido em alguns países por “cachorro dinamarquês”. Utilizado nos séculos anteriores como cão de caça e cão de guerra, ele continua com muitos instintos do gênero e por isso sofre com a reputação de ser um cão agressivo. Na verdade, o Dogue Alemão é um cachorro dócil e é um incrível companheiro. Eles se tornaram muito populares recentemente, apesar de todas as dificuldades que implicam em criar um cachorro de porte gigante.

Saúde

Por ser um cachorro que teve suas origens em cachorros de caça e de guerra, ele é um cão muito saudável. Se realizados passeios diários para que ele possa se exercitar e exames periódicos, dificilmente o seu Dogue Alemão terá problemas de saúde. No entanto, por ser um cachorro de raça, ele tem predisposição para algumas doenças. Uma delas é a displasia coxofemoral (encaixe imperfeito da articulação do quadril), principalmente devido ao seu porte gigante. Para evitar problemas desse gênero, os exercícios físicos são indispensáveis - já que o fortalecimento muscular pode auxiliar. É recomendado fazer exames periódicos de joelho, pois esses cães também podem ter essas articulações sobrecarregadas. Cachorros dessa raça também tem bastante predisposição à torção gástrica, então esse é outro problema de saúde que precisa de atenção para tutores de Dogue Alemão, neste caso o ideal é não permitir que seu pet faça qualquer tipo de atividade física depois de comer ou beber água. Displasia de cotovelo, síndrome de Wobbler, catarata e problemas ósseos também são vistos com certa frequência em cachorros dinamarquês e merecem cuidado especial.

Temperamento

O dogue alemão ideal é um cão calmo, extremamente dócil com a família, porém reservado com estranhos. É um guarda equilibrado, que não ataca sem necessidade, mas quando o faz, tem ataque de alto impacto. Seu tamanho e força, aliados a uma agilidade que lhe permite cobrir grandes distâncias, o tornam um excelente guardião de propriedades. Infelizmente, devido a cruzamentos indiscriminados, muitos dogues perderam a aptidão para guarda. Por esse motivo, deve-se conhecer os pais da ninhada antes de escolher o filhote, e excluir da reprodução os cães com falhas de temperamento.

Temperamento nervoso, medroso ou facilmente provocável é considerado falta pelo padrão. Timidez e agressividade excessiva são consideradas faltas graves

Cuidados

O Dogue Alemão solta muito pelo e por isso precisa ser escovado com bastante frequência, principalmente na primavera e no outono. Divida as refeições de seu dogue alemão de modo que ele nunca coma uma grande quantidade de uma vez só - isso pode evitar que ele tenha torção gástrica, condição que pode ser fatal e que na maioria das vezes requer uma intervenção cirúrgica rápida.

Curiosidade

Provavelmente o representante mais famoso da raça é o personagem Scooby-Doo. Criado pelo designer Iwao Takamoto, Scooby não é exatamente um representante típico da raça. Takamoto explicou que antes de criar a personagem, conversou com um criador de dogues alemães, que descreveu a aparência ideal da raça. Após isso, resolveu desenhar Scooby-Doo de forma oposta, com pernas tortas, queixo proeminente e uma cor não aceita pelo padrão.

A cantora pop Lady Gaga utilizou dogues alemães arlequins em vários de seus videoclipes. Infelizmente um dos cães usados, Rumpus, teve uma morte precoce aos 5 anos de idade.

Confira também mais sobre curiosidades e coleira para Pitbull, produtos para Golden Retriever e muito mais




Mostrando 1 para 4 de 4 - 1 Página(s)